Reciclagem de papel, como funciona?

Ao longo dos últimos anos muito tem se falado sobre atitudes sustentáveis, que geram menos impacto ao meio ambiente, entre elas está a reciclagem de papel. É possível ter resultados positivos em diversos aspectos, para se ter ideia, no processo tradicional de produção de papel dentro de uma indústria costuma-se gastar cerca de 100 mil litros de água por tonelada de papel fabricado.

Na reciclagem essa quantidade de água é reduzida dezenas de vezes, pois, são necessários apenas 2 mil litros. O mesmo acontece com o gasto de energia empregada na fabricação, é possível economizar 80% quando se recicla esse papel, em comparação à produção de papel virgem.

Reciclagem de papel

Esses dados dão uma noção de como o pensamento de cada um deve ser em prol de todos, ou seja, isso significa pensar de forma sustentável e se habituar ao consumo consciente, diminuindo assim o impacto ambiental, que ao não ser controlado consequentemente causa um impacto social e econômico, para isso é muito importante estar ciente dos pontos a seguir:

  • Importância da reciclagem e o consumo sustentável
  • Descubra como é feito o processo de reciclagem do papel
  • Saiba os tipos de papel que não podem ser reciclados

Importância da reciclagem e o consumo sustentável

A reciclagem do papel é de suma importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido por meio da celulose de determinadas espécies de árvores. Quando um indivíduo escolhe reciclar papel ou compra-lo já reciclado está contribuindo com o meio ambiente, com esta pequena ação muitas árvores deixarão de ser cortadas.

A consciência de um consumo sustentável deve prevalecer já que sua ideia é de consumir produtos e/ou serviços de modo consciente, evitando ou eliminando o desperdício e o impacto ambiental e social.

Tendo em mente que cada ser humano tem hábitos de consumo que trazem um grande impacto para o meio ambiente, pode-se entender então, que o consumo sustentável é o uso de produtos e serviços que cause o menor impacto possível, tanto para a presente geração quanto para as futuras.

Quando um indivíduo adota o consumo consciente, está contribuindo para o uso racional dos recursos naturais e minimizando ao máximo o desperdício, a poluição e os impactos negativos para o meio ambiente. É fundamental, portanto, que todos encontrem meios de suprir as necessidades sem afetar negativamente o planeta.

Você sabia que o consumo consciente apresenta vantagens, saiba quais são:

  • Vantagem primordial de preservar o meio ambiente;
  • As mudanças dos hábitos de consumo implica em reduzir despesas e a poupar mais;
  • Benefícios imediatos em sua qualidade de vida, como escolher caminhar ao invés de usar o carro, por exemplo.

Descubra como é feito o processo de reciclagem do papel

Primeiro é feito o recolhimento do material, após o papel passar por um controle de qualidade, em seguida ele é triturado e misturado com água, a fim de que suas fibras sejam separadas. O segundo passo é a centrifugação desse material, que faz com que impurezas sejam separadas.

Após, são acrescentados produtos químicos a mistura para a retirada da tinta e clareamento do papel. Se o objetivo é obter um produto final de alta qualidade, esse branqueamento pode ser realizado com a aplicação de alvejante. Nesta etapa, a pasta de celulose está preparada para ser refinada, alguns aditivos podem ser acrescentados à massa como o sulfato de alumínio, amido de milho, entre outros produtos.

Após a obtenção da pasta, o processo de fabricação do papel reciclado pode variar de acordo com o produto que se pretende obter — papel higiênico, guardanapos, toalha de rosto, papel para impressão, sacolas, entre outros.

reciclagem-papel-papelao

Saiba os tipos de papel que não podem ser reciclados:

Vale destacar que existem alguns tipos de papéis que não podem ser reciclados. São eles:

  • Fitas adesivas;
  • Papéis fotográficos;
  • Papel carbono;
  • Etiquetas adesivas;
  • Copos de papel.

Há diversos benefícios que a reciclagem do papel traz para o meio ambiente, como:

  • Redução do consumo de água;
  • Redução do desmatamento;
  • Economia de quase 80% de energia;
  • Redução da poluição;
  • Criação de empregos.

Esta prática também possui um importante impacto na economia, pois, a reciclagem e o consumo sustentável impedem o acúmulo de papéis em aterros sanitários, isto é, contribui para a redução de resíduos sólidos, além de diminuir impactos negativos no solo e, inevitavelmente provoca a diminuição da poluição.

Além da importância ecológica e econômica a reciclagem também tem um caráter social, pois, impacta na geração de emprego, principalmente, no setor de cooperativas de catadores e recicladores de papel. Estima-se que, ao reciclar papéis, sejam criados mais empregos do que na produção do papel de celulose virgem.

Isto acontece, pois, quando se faz reciclagem há processos de coleta, triagem e classificação dos materiais. O resultado disto tudo é melhorar a saúde da população, desta geração, gerações futuras e ainda levantar a economia, dando a oportunidade da população gastar menos, gerando oferta de emprego.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply